BEM VINDO!!!

Nesse espaço você encontrará temas biblicos reformados para seu maior enriquecimento teológico e espiritual, assuntos para pregação biblica e cristocêntrica e também saberá mais sobre minha cosmovisão!!!......aproveite!!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Verdade sobre o pentecostalismo!!


Amados acompanhantes desse Blog....o que temos visto nesses dias conturbados em que vivemos , é uma verdadeira confusão no meio de muitos irmãos que eu chamaria de incautos, pois nao entendem a verdadeira essência do evangelho, da pregaçao biblica e muito menos do que é cultuar a Deus, isso ocorre porque cometem alguns erros, a saber:

*CULTOS ANTROPOCÊNTRICOS- ou seja seus "cultos" sao totalmente voltado para eles mesmos, tirando assim a Glória que pertence somente a Deus...nessas Reuniões Deus trabalha em funçao do homem....seus hinos nos mostram essa verdade!!. O Culto se torna uma forma de satisfação pessoal e emocional, alguns ousam diser que Deus nao fala com eles em determinados cultos, mesmo a palavra tendo sido pregada, pois eperam uma forma mística de revelação, em especial a profecia. Até suas orações sao antropocêntricas, porque oram assim: Deus dá-nos um culto abençoado!, pera ai Deus deve me dar um culto abençoado, ou eu devo tributar a Ele um culto abençoado? Afinal o culto nao é pra mim, mas para Ele! O culto a Deus nao deve ser realizado com o objetivo de atingir os homens, mas de gloificar unicamente a Deus!!

*PRIORIDADE AOS CARISMAS- esses irmaõs, em seus cultose nas suas vidas..sempre priorisam os dons em vez do fruto do Espírito e o ensino das escrituras, pois basta, alguém em cima de um púlpito falar algo estranho e já começam a chorar e fazer o que chamam ser pentecostal...isso é o poder de Deus? Disem ser isso comunhão com Deus e espiitualidade, mas o Apostolo paulo quando eferiu-se a igeja de Corinto, chamou aqueles irmãos de carnais, mesmo usufruindo de manifestações carismáticas. Não podemos julgar ser alguem espiitual somente porque possui dons, pois naquele dia muitos dirão: no teu nome, expulsamos demônios, curamos os enfermos, profetizamos e o nosso mestre dirá: apartaivos de mim porque nunca vos conheci!!

*DISTORÇAO DOS TEXTOS BIBLICOS-outro erro cometido pelos pentecostais descontrolados é o fato de distorcerem as escrituras para justificarem essas extravagâncias pentecostais, por exemplo...usam o texto que diz que abraão foi fortificado na fé dando glória a Deus para diserem que os crentes devem glorificar a Deus em voz alta. Será que abraão ficava andando na rua gritando glória a Deus?.......era esse tipo de glória que abraão nosso pai na fé atribuiu a Deus?..ou foi sua fé que impilica também obediência à Palavra de Deus que fez o Senhor ser glorificado na vida do nosso nobre patriarca? . Outro texto usado é aquele que Herodes morreu comido por bichos por não dar glória a Deus..será que o que Deus queria realmente de Herodes era que ele gritasse Gloria?...ou que reconhecesse Deus como Senhor?.....e o pior esses supostos mestres ainda ameaçam as ovelhas do Senhor dizendo que se não glorificar serão castigados!!!!....que heresia infernal!!!!

Poderíamos aqui citar outros pontos ainda a serem analisados, mas fiquemos com esses e com os olhos bem abertos a toda e qualquer manifestação antibiblica!

Quero que todos saibam também que sou pentecostal, acredito nas manifestações dos dons de Deus atualmente,porém sou um pentecostal reformado que se recicla diariamente nas escrituras, que são a verdade absoluta de Deus para nós, o que ir além do que está escrito, que seja extirpado do meio do rebanho do Senhor. Fiquemos alerta sempre!

Pois bem...tomemos cuidado!...sempre firme na sã doutrina.


Bruno Domingues

13 comentários:

Jardim Clonal disse...

Saudações, irmão.
A Paz e a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo sejam contigo.

Muito me interessei pelo presente post. Precisamos de pessoas corajosas para combater com fúria santa as heresias pentecostistas.
Não os chamo pentecostais pois os verdadeiros pentecostais são os que crêem e compreendem a natureza e escopo dos eventos de Atos 2 e não os que tentam repetí-los ad eternum.

Quanto ao irmão ser "pentecostal reformado" faço uma pequena observação: creio que haja uma perfeita harmonia entre as ações sobrenaturais de Deus (milagres, a presença do Espírito Santo e toda a verdadeira experiência da união mística no Corpo de Cristo) e a Verdade das Escrituras. Creio que a Verdade das Escrituras às vezes é apelidade de "Fé Reformada"; mas que nem tudo o que se chama de "Fé Reformada" é verdade.
Assim, creio que existe um caminho correto, puro, Santo, para o equilíbrio entre um aprofundado estudo das Escrituras e a experiência com Deus. Contudo não chamaria isto de "Pentecostal Reformado". Há muito compreendido no título "Pentecostal" que é diametralmente oposto ao que é compreendido em "Reformado". Por exemplo: o pentecostalismo tem defendido que, se ninguém clamar, Deus não enviará os dons. A Reforma tem defendido que, independente do clamor, Deus envia os dons que serão necessários para Sua Igreja no lugar onde estiver, na época que for. Podemos chamar isto de "Cessassionismo Fraco", ou seja, a crença de que os dons não acabaram, mas também não são "o tempo todo para todo mundo em toda igreja".

Acho que exagerei no tamanho do post! Me perdoe. Mas realmente me preocupo muito com os irmãos que tem se aproximado da Fé Reformada e ainda estão com resquícios do pentecostismo brasileiro. Até porque a Igreja da qual sou oficial tem batalhado arduamente pelo equilíbrio sadio e Bíblico na liturgia, na vida e na teologia Cristã.

Recomendo ao irmão que leia bastante Jonathan Edwards, Martin-Lloyd Jones, John Newton, Richard Baxter, William Perkins, John Cotton e os Puritanos. Cuidado com John Piper e Wayne Grundem, aqui no Brasil não vemos muito das heresias que eles já propagaram e ambos ficam com aparência de ortodoxo (apenas para ter uma idéia, John Piper já pregou até mesmo um conceito de justificação por obras+Cristo que se enquadra muito bem em sua teologia baseada em Pascal - um teólogo católico romano).

Irmão, saiba que estou a disposição para conversarmos profundamente sobre o assunto, se desejar.

Que o Senhor nos abençoe com Sua maravilhosa Graça para crescermos no conhecimento do Amor de Cristo, segundo o Espírito da Verdade.

Bruno Domingues disse...

Pois bem querido e nobre companheiro..fico realmente feliz pela sua colocação e pela sua presente Critica.....mas com relação ao termo Pentecostal reformado devo-lhe esclarecer algo....diz-se doutrina refomada aquela pregada pelos nossos pais, inclusive alguns deles o querido irmao citou na lista que deseja que eu leia, dentre os quais eu ja li varios. Queria na verdade que o irmão fosse um pouco mais claro a respeito de que parte da doutrina reformada que o servo de Cristo acredita não ser verdade, isso para que nossa conversa nao se limite em palavras lançadas ao vento, mas em assuntos devidamente esclarecidos. Quando utilizei a expressao "Pentecostal Reformado"..o que fiz foi tentar associar a crença nas manifestações dos carismas atualmente coma doutrina de nossos pais...que o irmão pelo que eu pude perceber acredita piamente..e igualmente acredito pois é essencialmente biblico!
Outrissim, gostaria de saber mais sobre o querido companheiro, possui e-mail?....blog?....site pessoal?....assim poderemos nos cantactar e discutirmos o assunto pois acredito que posso sem dúvida aprender com o nobre companheiro ok!
Tambem pude perceber que o irmão é pentecostal estou certo?...a que igreja pertence?...como acredita na "Fé reformada" visto que a mesma acredita igualmnte no Cessar dos carismas...como faz essa associação de doutrinas?.....e como a chama se nao em "pentecostalismo reformado"......quero que o santo entenda que isso nao passa de nomenclaturas para referir-me ao que acredito respaldado pelas escrituras, pois duvido muito que a forma como chamo o que acredito me impedirá ou impedirá alguém de entender a verdade de Deus!.....desejo que a paz de Cristo permeie seu coração.....que a graça de Deus te sustente!!
Ah...gostaria tambem de saber qual é o conceito do termo "Reforma" segundo acredita ok....
Tambe me disse que estaria disponivel...mas onde?.......abraçus!

Jardim Clonal disse...

Saudações, novamente.
Fico muito feliz com a resposta ao meu comentário. É raro hoje, até entre os blogueiros e teólogos (e entre os blogueiros-teólogos) pessoas que demonstrem sua sinceridade e desejo pela Verdade.
Fico muito feliz por Cristo lhe ter dado esta Graça, este dom espiritual.

Também me alegro, em Cristo, que o irmão tenha lido os santos mestres que Deus proveu para Sua Igreja, a qual Ele mesmo, com homens como estes, com o sangue de mártires, edifica.

Quanto à "Doutrina Reformada", tenho recebido do Senhor a Graça, com muito estudo e apoio de homens piedosos de várias igrejas do mundo, de conhecer grande parte do que se abriga sob este nome.
Creio que a genuína Doutrina Reformada, e, portanto, o genuíno Evangelho das Escrituras, é encontrado em Calvino, nos Puritanos e seus descendentes espirituais, como Charles Spurgeon, Martin-Loyd Jones, J.I.Packer e Joel Beeke. Rejeito todos os que são liberais e/ou semi-arminianos e/ou fanáticos e tentam se abrigar sob o título de Reformado. Por isto digo que nem tudo o que se chama "Fé Reformada" é verdade. Só é verdade a "Fé Reformada" que seja coerente com a Escritura e que é encontrada mais claramente nos homens que citei acima.

E quanto ao termo "Pentecostal", qual o problema? O problema é o "Pentecostismo" que infectou e suplantou o que era realmente Pentecostal. O que é o "Pentecostismo"? É um movimento que ampliou os desvios doutrinários de Charles Fox Praham em lugar de abandoná-los. Praham, como primeiro teólogo do moderno pentecostalismo cunhou sua doutrina influenciado por John Wesley, pelo Pietismo e pelo Puritanismo. Porém ele recebeu uma teologia Wesleyana de segunda mão, o que gerou verdadeiras heresias no movimento. Por exemplo: O batismo com o Espírito Santo como necessariamente uma segunda experiência e o falar em línguas como necessária evidência desse batismo são heresias vindas da teologia wesleyana corrompida das igrejas Holiness. Um acurado estudo da história do Pentecostalismo mostra isto muito bem.

A crença nos dons espirituais dentro do contexto Bíblico, dentro do Princípio Regulador do Culto, obediente a uma boa hermenêutica e uma competente exegese não é "Pentecostalismo Reformado". Igualmente, a crença que no Batismo com o Espírito Santo não é "Pentecostalismo Reformado". É simplesmente teologia reformada, calvinista, expressa muito bem tanto nas Institutas quanto nas confissões Puritanas de Westminster e nas confissões Puritanas da Igreja da Escócia. O Pentecostalismo não renovou nada com o continuísmo, mas perturbou a Igreja com uma ênfase nos dons. Como bem disseram aos crentes da época, os teólogos pentecostais da primeira onda do pentecostalismo: "Vocês tem errado porque tem exaltado o Espírito e os Dons em lugar de Cristo. Cristo é o centro do culto e o verdadeiro Espírito dá glórias a Cristo e não a si mesmo".

Para esclarecer sobre a posição reformada a respeito do Batismo com o Espírito Santo, crê-se, segundo a Escritura, que tal Batismo faz parte do nascer de novo, e que ele, normalmente, não é uma segunda experiência. Este batismo tem como evidência a mudança nas vontades e disposições, nas afeições do coração. O que pode trazer uma adicional evidência externa ou não. Relacionado à isto está o Enchimento com o Espírito Santo ou o Selo do Espírito Santo – que, crê-se é uma experiência, também não obrigatória, pela qual o crente é cheio de certeza da Salvação e convicção dos pecados, de modo que se enche de ânimo para batalhar pela Fé, pelo Reino de Deus, e pela sua Santidade. A confusão entre os dois conceitos começou, também, no movimento Holiness. Martin-Loyd Jones, Jonathan Edwards e os Puritanos escoceses escreveram muito bem sobre o assunto e George Whitefield, o verdadeiro teólogo do movimento metodista, pregou muito e belamente sobre isto.

Por fim, realmente também acho que toda esta história de "Reformado", "Pentecostal", etc. não passa de nomenclaturas. Mas é exatamente por isto devemos ter cuidado com elas. Veja como o diabo é astuto: Ele usa as nomenclaturas da Bíblia, mas com conceitos do inferno: Ele tomou o termo Católico, que significa Universal, e que é uma característica verdadeira da Igreja de Cristo, e fez sua principal sinagoga com este nome. Ele tomou o termo "pérola de grande valor" e o deu a um livro de heresias de uma grande e conhecida seita. Por isto é necessário definir bem, como o irmão muito sabiamente me pediu, e usar com prudência todos os nomes, categorias e outras sistematizações. Deus é um Deus de ordem e a sistematização é exatamente um processo de ordenação e de acordos a respeito da Verdade. Calvino, mui abençoado, fala deste aspecto também nas Institutas.

Mais uma vez me perdoe o tamanho do post. O irmão, e todos que gostariam de conversar sobre a Escritura, especificamente quanto a Fé Reformada e o Puritanismo, pode me escrever em prof_ademirmoreira(arroba)yahoo.com.br; meu blog, ainda engatinhando, é o www.jardimclonal.blogspot.com.
Também estamos (eu e minha Igreja) começando dois grupos de Estudo online pelo yahoo!groups e administrando estudos gratuitos e palestras em ambientes não eclesiásticos (casas, teatros, etc.) segundo o que for combinado.
(quanto a isto, esclareço, em termos gerais, que somos Cessassionistas Fracos, Aspersionistas, PedoBatistas, Congregacionalistas [mas sob um governo doutrinário], Amilenistas Positivistas, e muito zelosos pela ordem litúrgica e doutrinária na Igreja - pontos sobre os quais podemos discorrer e provar serem verdadeiro, pela Graça do Espírito em nos fazer utilizar com precisão a Escritura, e em nos dar nossa herança Reformada e Puritana).

Que o Senhor abençoe ao irmão com certeza da esperança, com uma firme fé e com um operoso amor pela Verdade, em Cristo, e por todos os homens.

Bruno Domingues disse...

Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.....

Pude conhecer um pouco mais sobre o nobre companheiro nesse dias em que temos nos contactado por e-mail.
Pois bem sobre o assunto em que temos discutido, mesmo tendo lido atentamente sua argumentação achei um pouco raza a motivação para tal censura ao termo Pentecostal Reformado.....pois quero que saiba que ela diz respeito unicamente a minha pessoa, ou seja, de Pentecostal extravagante passei a ser reformado pois conheci,ainda que paulatinamente, as Escrituras no tocante a esse assunto.É Claro que o diabo pode usar sim nomenclaturas e distorce-las,e nao somente nomenclaturas, por exemplo, ele distorce as Escrituras como o fez diante de nosso Senhor no deserto, porém isso nao nos impede de utilizá-las também, so que dentro de um contexto exegético, O fato de ele utilizar ou nao distorcidamente um termo nao pode, nem deve ser argumento neste caso, pois sabemos que nao estou sendo usado pelo maligno. Quero que o servo de Cristo entenda que de maneira nenhuma eu quero ter a pretenção de modificar as bases da fé refomada, pois foi edificada devidamente com o auxilio do Espirito de Cristo e pelo sangue de nossos pais, porém, dizer que fui ou sou reformado por Cristo estaria eu deturpando a fé Reformada? Afinal como você disse anteriormente que acredita na manifestaçoes do Carismas, logo é pentecostal!......(nao me confunda com pentecostistas..que nao é nescessario falar o quanto sei que erram, pois como pode ver. E percebi que gostou de os haver criticado no post). Também quero que entenda que jamais seria jactâncioso ao ponto de formar uma nova ramificação doutrinária, pois acredito ser a de nossos pais impenetrável. Se acreditar, como você disse nos eventos de atos 2 dentro de uma exegese biblica é ser um pentecostal genuino, então o sou..e se acreditar na doutrina de nossos pais, em especial Calvino é ser Reformado entao também o sou!


Que a graça de Deus te sustente!

Jardim Clonal disse...

Saudações, irmão!
Ainda pretendo escrever-te para conversarmos mais.

Quanto ao termo "Pentecostal Reformando" a minha nota teve duas intenções.
1 ) Quanto às doutrinas principais do pentecostalismo, que não são relativas aos dons serem presente ou não serem presentes. Estudando a origem do movimento vemos que a identidade pentecostal está relacionada ao batismo com o Espírito ser considerada uma obra sinergística e obrigatoriamente relacionada com o falar em línguas e com um "maior patamar espiritual". Igualmente está relacionado a uma pneumatologia que está em direto conflito com a pneumatologia reformada, uma vez que o pentecostalismo põe o Espírito em um papel superior ao de agente do Deus Triúno, ensinando e agindo como se o Espírito falasse mais de si mesmo que de Cristo.
Ademais, o pentecostalismo possui, como pressuposições secundárias, as mesmas do arminianismo, uma vez que teve sua origem intimamente ligada ao metodismo Holiness.
2 ) Quanto aos homens que se dizem reformados mas ignoram a existência de ações sobrenaturais de Deus e da necessidade da vida com o Espírito. Este outro extremo, onde o Cristianismo se torna estéril e apenas intelectual (sem afeições e sem prática), é igualmente prejudicado quando homens começam a se entitular "pentecostais reformados" (e você não é o único, existe um verdadeiro movimento de "pentecostais reformados" no Brasil). Porque digo isto? Porque, "temendo" se tornarem "pentecostais reformados", as igrejas que vivem este Cristianismo acabam se tornando ainda mais estéreis.

Concluo com o seguinte: Todo homem que verdadeiramente creia nas doutrias reformadas deveria batalhar para produzir e fazer crescer uma igreja unida, onde a crença em milagres e ações extraordinárias de Deus estivesse coerentemente inserida na Sistemática Reformada. Homens como Wayne Grundem que criam um tipo de "pentecostalismo reformado" acabam dando a luz a mais uma divisão na igreja em lugar de aumentar a fé dos que andam distantes de um Deus Vivo e de diminuir os "ânimos exaltados" dos que baseiam suas vidas em "líguas, profecias, curas e libertações". Repito, ainda tenho muita vontade de coversar com o irmão e pretendo (se Deus permitir) enviar-lhe alguns artigos e textos muito interessantes de Calvino e de alguns Puritanos a este respeito.

Que o Senhor te abençoe para que o conhecimento e o amor pela Sã Doutrina vivifique e renove sua mente em Cristo

Bruno Domingues disse...

Saudações em Cristo...

Querido companheiro, de maneira nenhuma quero ignorar sua "preocupação" com a sã doutrina, mas realmente nao posso entender o porque da reprovação do termo "pentecostal reformado", pois disse que quando ocorre uma interpretação erronea dos eventos de Atos 2, voce mesmo o chama nao mais de pentecostal mas de pentecostismo, pois afirmou que o verdadeiro pentecostal é aquele que entende a realidade expressa nos textos biblicos que sistemáticamente abordam este assunto, mas quero-lhe fazer algumas perguntas respaldado pelo seu ultimo comentario:

1.Onde foi que eu disse que neste post que o verdadeiro pentecostalismo é uma obra sinergistica?...acredito que mesmo as manifestações carismaticas são monérgicas ou seja operada unicamente pela graça divina sem cooperação nenhuma do homem.

2. Onde foi que afirmei que as linguas estranhas são evidência do batismo com o Espírito Santo?...entendo perfeitamente qual é a visão reformada com relação a esse assunto e disse que segundo a graça de Deus dada a mim procuro interpretar as sagradas Letras dentro de uma exegese reformada. O querido pode, sem duvida alguma perceber, que no post eu estou censurando os "pentecostais" desrespeitosos ao bom uso da doutrina.

3.Onde foi que no post, afimei ser o Espirito Santo agente exclusivo da obra de atos 2, ou exaltei a pessoa do Espirito Santo em detrimento do nosso Senhor??.....Acredito sim que o proposito do Espirito é glorificar o Cristo que venceu na Cruz(que por sua vez é o centro do evangelho e do plano salvifico de Deus em favor aos eleitos segundo a graça), e que de maneira nenhuma as pessoas da trindade operam indivualmente, pois são um.

Concluo portanto com o seguinte: Entendo realmente sua preocupação em zelar pela sã doutrina, porém afirmo-lhe que de maneira nenhuma ao afirmar ser um pentecostal reformado(acredito ser reformado aquele que passou por uma reforma, que é o meu caso), isso diminuiu meu dinamismo ou arrefeceu minha "fé" na pessoa de Cristo, pois acredito em um cristianismo equilibrado sem extremos de ambos os lados, outrossim de maneira nenhuma crer do que de fato as escrituras dizem promoverá divisão entre os fiéis, pois se formos pensar desta forma, nao adiantaria refutarmos os que se enveredam por caminhos doutrinários errôneos e engodam alguns, pois o que estariamos fazendo era promover "divisão" entre eles, mas sem dúvida você é um pessoa digna de admiração e respeito...entendo perfeitamente o que quiz dizer, e espero em Cristo que compreenda que nao tenho por objetivo(repito) crar um nova ramificação doutrinaria mas somente na verdadeira!!


Que Cristo, igualmente, ilumine seu entendimento e coração para aperfeiçoamento na verdade!


Bruno Domingues

Jardim Clonal disse...

Exatamente.
Você não crê em nada disso, mas estas são as características clássicas do movimento que tomou para si o nome "pentecostal".

Portanto, quando alguém diz que é pentecostal, o mais comum é que as pessoas entendam que este alguém concorda com todas estas coisas. Como já citei, é como o termo "Católico". Todo protestante é católico no sentido de que crê numa igreja universal (que é o sentido do termo "católico"). Porém se alguém disser por aí "Sou Católico", as pessoas não enteram corretamente, porque a Igreja Católica usurpou o termo da mesma maneira que o Movimento Pentecostal usurpou o termo "pentecostal" da Verdadeira Igreja.

Jardim Clonal disse...

Ademais... sei que você não quer criar uma "ramificação nova". Contudo, como você tem uma palavra firme e se manifesta publicamente, é esperado que se torne instrutor de alguns jovens Cristãos ou exemplo para eles. E, na verdade, me preocupo mais com estes jovens na fé, que terão dificuldades em entender que o "pentecostal reformado" crê em tudo o que um reformado creria e em nada o que um pentecostal creria.

Bruno Domingues disse...

Paz de Cristo...

Realmente entendo sua preocupação, mas uma vez mais, quero também que entenda que não disse que sou simpelsmente pentecostal, e sim pentecostal reformado, o que você entenderia de uma casa que passou por uma reforma?.....obviamente que ela ja não é a mesma...assim também entendo que quando alguém precebe que sou pentecostal reformado, igualmente perceberá que nao sou como qualquer pentecostal, e sim entenderão que passei por mudanças. Na verdade o seu zelo limitou-se a uma terminologia somente e não no conteúdo em sí, pois acho bastante interessante eu estar no meio de Pentecostais no sentido deturpado da palavra, pois quem sabe assim segundo a graça que Deus me conceder eu possa levá-los ao conhecimento pleno da verdade?...Pois acredito indubitavelmente que você ja deve ter dito em uma sala de aula ou preleção que nós somos de fato a igreja católica não?..assim igualmente eu digo aos "pentecostistas"(conforme você os chama pois sabe que nós somos os verdadeiros pentecostais) que os que crêm no ensino reformado e respeitam a verdadeira doutrina dos apóstolos são os pentecostais genuínos, dai achei por bem acrescentar o termo reformado, para que sozinhos pudessem perceber que nao estou inserido a "esses" que usurparam o termo Pentecostal no seu sentido verdadeiro.Mas que também percebam que se enveredaram por um caminho antibíblico.
Sem dúvida você tem razão com relaçao a eu exercer um certo tipo de liderança, pois sou professor da escola biblica dominical e ainda tenho pregado em muitas igrejas, porém aos que me ouvem procuro somente ensinar o que a biblia de fato diz e o Espírito de Cristo leva cativa suas mentes à obediência à sua vontade.

Espero em Cristo poder conhêce-lo, pois poderia aprender muito contigo.....em Cristo sinceramente espero.

Que a bondade de Deus e sua sabedoria continuem repousando sobre sua vida e ministério.

Jardim Clonal disse...

Que o Senhor te abençoe, amado irmão.

Fico feliz que tenha entendido minha preocupação, isto, para mim, já é o suficiente. Também entendo que por "pentecostal reformado" seu objetivo é ressaltar a teologia reformada dentro da esfera pentecostal. E fico muito feliz de, com a Graça do Senhor, poder contar o irmão dentre os que combatem os erros do pentecostismo.
A minha repetição quanto ao termo não tem relação com eu desconsiderar o conteúdo do que você deseja significar nele, mas no fato de que eu estou do "outro lado" da questão - vivo em círculos Reformados e batalho para que haja o equilíbrio entre "Espírito e Palavra", Conhecimento e Experiência, para que os Reformados não se entreguem à frieza intelectualista. Assim, na frente onde eu combato, o termo é contraproducente (causando uma impacto negativo antes de se ouvir o que há para dizer), porém onde o irmão tem combatido talvez o termo tenha o sentido contrário, arrefecendo os ânimos contra a "reforma" pela familiaridade da palavra "pentecostal".

Também espero que aprofundemos nossa comunhão, e, na medida que terminar meus atuais afazeres (estou atarefado por conta de alguns artigos e da finalização de dois livros que me solicitaram escrever - coisas que somente a Graça de Deus e a luz do Santo Espírito tem me provido fazer) poderemos conversar mais. (Há muitas ricas doutrinas em Cristo, quanto esta questão "pentecostal reformada"... dicotomia/tricotomia, providência extraordinária e a questão cessacionista, por exemplo).
O irmão estará em nossas orações.

Que o Senhor te abençoe com grande sabedoria e com um poderoso testemunho do Espírito, em seu coração para discernir a Verdade e em suas palavras para converter os pecadores e reformar os crentes.

Bruno Domingues disse...

Graça e paz meu prezado......

Fico feliz tambem que tenha entendido o meu parecer igualmente, conclui-se portanto que estamos em contextos diferentes, em meios diferentes e o que ocorreu foi um "choque terminológico" eu diria,pois cremos nas mesmas doutrinas, porém em envólucros antagônicos. Mas realmente eu gostaria não somente de conversar com você pela internet mas conhecê-lo pessoalmente, para quem sabe, realizarmos um café teológico..rsrsr
Mas será sem dúvida uma honra aprender a respeito de temas Reformados com aguém que Deus preferiu abundar em graça de conhecimento (você). Em Cristo eu espero que o mesmo continue nos dando de sua imensurável graça utilizando-nos para levarmos os réprobros quanto à fé à Palavra, esperando que Deus lhes conceda arrependimento.

Que a graça de Cristo abunde em sua pessoa!! amem

Jardim Clonal disse...

Já faz algum tempo desde que este comentário foi postado. Algumas pessas comentaram comigo a respeito deste pequeno texto e, por isso, resolvi ler novamente o que está aqui escrito.
Ao reler, notei que uma das minhas frases foi mal formulada.
Quando digo: "Relacionado à isto está o Enchimento com o Espírito Santo ou o Selo do Espírito Santo – que, crê-se é uma experiência, também não obrigatória"

Ficam duas impressões equivocadas:
1) Que o Selo e o Enchimento são necessariamente a mesma coisa.

2) Que o Batismo com o Espírito não é obrigatório.

A forma como escrevi as frases dão esta má impressão e, preocupado, resolvi esclarescer a questão, para que não fique um mal ensino para os que, porventura, venham a ler o que aqui está escrito.

1) O Selo e o Enchimento não são necessariamente a mesma coisa. Há boa evidência para associar o Selo ao Batismo e considerar o Enchimento como algo em seperado. Não desconsidero, por isso, a evidência histórica de que este assunto foi controvérsia entre os Puritanos, controvérsia revivida por Martyn-LLoyd Jones em suas publicações. É posição Confessional Puritanta, entretanto, que o Selo refere-se primariamente ao Batismo.

2) Considerando-se o Batismo com o Espírito como sendo aquele descrito em I Coríntios 12:13, então ele é uma experiência obrigatória. Esta, também, é uma posição Confessional Puritana.

Quando uso o termo "posição Confessional Puritana" me refiro ao modo como a Confissão de Westminster e suas derivadas (Savoy e Londres) apresentam os textos de prova sobre os assuntos corretalos e ao modo como os Puritanos maiormente expuseram seu conteúndo. Relembro que, no entanto, houve controvérsias sobre o tema. Creio, todavia, que tais controvérsias se concentraram mais sobre como convencionar o uso dos termos do que sobre a realidade dos fatos.

Agradeço o espaço cedido para que me retrate da dubiedade destas frases. Aproveito para agradecer ao irmão pela continuidade dos trabalhos deste blog.

Que nosso Senhor te abençoe na batalha pela Reforma e que te faça um poderoso instrumento nos Seus desígnios de construir sua forte Igreja e propagar o Evangelho em todo o mundo.

ataíde disse...

Os jovens na fé devem ser instruídos na verdade da dita reforma protestante. De que a força motriz de tal movimento não foi o compromisso com o Evangelho, mas tão somente o que hoje em dia motiva os tais pentecostais e neopentecostais, a saber, o egoísmo, a soberba, o prestígio e amor ao status; hipocrisia como a dos fariseus que gostavam de serem vistos pelos homens. Cristo, Nosso Senhor, destes já havia dito "apartai-vos de mim, nem vos conheço". Também disse que ficaria com a Igreja até o fim dos tempos, então como é que vem alguns fundando congregações como igrejas, dizendo que estão reformando as doutrinas do Evangelho, que no dizer destes, se corrompeu. Jesus, Nosso Deus e Senhor, disse simplesmente que o joio e o trigo seriam misturado, mas que, por cuidado ao trigo, o joio não deveria ser cortado ainda, mas que crescessem juntos. Todo o Novo Testamento adverte sobre os falsos mestres, profetas e doutrinas. E para terem cuidado com os que causam divisões, além de exortar a unidade cristã sempre. Nosso Salvador orou ao Pai, pedindo por essa Unidade. Eis um sacramento esquecido.